Já dá pra dizer que os selos Pé-de-Cabra e Escória Comix são responsáveis por alguns dos títulos mais interessantes que chegaram às lojas especializadas em quadrinhos em 2019. A Escória acabou de publicar O Alpinista, de Victor Bello, e prometeu pra breve O Deplorável Caso do Dr. Milton, de Fabio Vermelho. Já a Pé-de-Cabra lançou recentemente Notas do Underground, de Pedro Dapremont, e Vida Besta, de Galvão Bertazzi; e anunciou para outubro a publicação de Pinacoderal: Rudimentos da Linguagem, coletânea reunindo as primeiras HQs de Diego Gerlach.
O álbum tem 252 páginas e reúne vinte e uma HQs de Gerlach, entre obras inéditas e outras publicadas de forma independente ou em coletâneas brasileiras e internacionais, todas ambientadas dentro do “universo Pinacoderal” do autor. O projeto gráfico é do também quadrinista Pedro Franz.
Poucos autores brasileiros me deixam tão ansiosos por seus próximos trabalhos quanto Diego Gerlach. Os zines publicados por ele em seu selo independente Vibe Tronxa Comix estão entre as minhas leituras preferidas e acho uma sacada editorial gigantesca da Pé-de-Cabra em reunir em um único volume esses materiais que estavam espalhados por várias publicações e, muitas vezes, inacessíveis ao público.
Logo mais volto a escrever sobre Pinacoderal: Rudimentos da Linguagem por aqui. Enquanto isso, deixo a seguir uma prévia com oito páginas da obra e a capa do livro. Saca só: