Anote aí: o resultado do Prêmio Grampo 2022 de Grandes HQs será revelado no dia 3 de abril, domingo, às 14h30, em posts compartilhados nos blogs Vitralizado e Balbúrdia e no tumblr do Prêmio. Além das obras vencedoras dos Grampos de Ouro, Prata e Bronze, no mesmo dia também serão apresentados os rankings individuais dos 20 jurados da edição de 2022 do prêmio. Na imagem acima você confere a identidade visual do Prêmio Grampo em 2022, criada pelo designer Jairo Rodrigues.
E também marque na agenda: no mesmo dia do anúncio do Grampo 2022 os três organizadores do prêmio (Lielson Zeni, Maria Clara Carneiro e Ramon Vitral) também participarão de uma live, a partir das 15h, no canal da loja e editora Ugra Press no YouTube, com mediação do editor Douglas Utescher. A pauta da conversa será o resultado do Grampo 2022, um balanço do mercado nacional de quadrinhos em 2021 e as perspectivas para 2023.
O Prêmio Grampo surgiu em 2016 inspirado na saudosa votação de melhores do ano do blog Gibizada, do jornalista Télio Navega, no jornal O Globo. Assim como ele fazia, eu e os editores do Balbúrdia, Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro, convidamos várias pessoas envolvidas de diferentes formas na cena brasileira de quadrinhos a produzirem rankings com aqueles que elas consideram os 10 melhores títulos publicados no país no ano anterior.
A ideia é que esse júri passe por mudanças pontuais a cada ano. Agendamos para o dia 28 de março (segunda-feira), às 12h, a revelação dos nomes dos jurados da edição de 2022 do Grampo (com duas novidades!) em posts simultâneos no Balbúrdia e no Vitralizado.
Então tá feito o convite: dia 28 de março anunciaremos os jurados e dia 3 de abril serão revelados os vencedores e os rankings individuais do júri. Depois rola a live no canal da Ugra Press com a presença de Lielson Zeni, Maria Clara Carneiro e Ramon Vitral e mediação de Douglas Utescher. Enquanto isso, diz aí: quais são as suas apostas para o Grampo 2022?
Sobre os Prêmios passados, você pode conferir por aqui.