Escuta, Formosa Márcia, de Marcello Quintanilha, é a obra vencedora da categoria Histórias em Quadrinhos do Prêmio Jabuti 2022. A vitória do título lançado pela editora Veneta foi anunciada em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo, na noite de 24 de novembro de 2022. Fui um dos jurados da categoria Histórias em Quadrinhos do Jabuti 2022 na companhia do jornalista e pesquisador Érico Assis e do professor e pesquisador Waldomiro Vergueiro.
A vitória de Escuta, Formosa Márcia é a primeira de Quintanilha no prêmio Jabuti, o mais tradicional do mercado editorial brasileiro. Ele já havia ficado em terceiro lugar em 2017, com Hinário Nacional (Veneta), quando histórias em quadrinhos passaram a concorrer no prêmio e ainda reconhecia os três primeiros colocados de cada categoria. As outras quatro HQs finalistas em 2022 foram: A Menor Distância Entre Dois Pontos É Uma Fuga (independente), de Gabriel Nascimento e João Henrique Belo; Brega Story (Brasa Editora), de Gidalti Jr.; Manual do Minotauro (Quadrinhos na Cia.), de Laerte; e Risca Faca (Monstra), de André Kitagawa.
Além do Jabuti, Marcello Quintanilha também ganhou por Escuta, Formosa Márcia: O Fauve D’Or 2022 (prêmio máximo do Festival de Angoulême), o Prêmio Grampo de Ouro 2022, o troféu de melhor quadrinista no CCXP Awards 2022 e dois troféus HQMIX (Roteirista Nacional e Relevância Internacional) – ele ainda levou o HQMIX de Exposição, por Marcello Quintanilha – Chão de Estrelas, realizada no Festival de Amadora, em Portugal. Deixo a seguir o vídeo com a íntegra da cerimônia do Prêmio Jabuti 2022: