Locke: o filme mais intenso de 2014

LockePoster

Os créditos de Locke listam os nomes dos 12 atores que participam do filme, mas apenas um deles aparece na tela. Tom Hardy interpreta Ivan Locke, único personagem a dar as caras na produção. Os 85 minutos do longa equivalem ao tempo real do percurso entre Birminghan e Londres, feito pelo personagem principal durante a obra. Pai de família e empreiteiro bem sucedido, ele é aguardado por sua mulher e seus dois filhos para um jantar em casa. No dia seguinte, ele será o responsável pelo recebimento da maior carga de cimento já feita na Europa por uma empresa privada. As perspectivas de Locke são as melhores possíveis até ele entrar em seu carro e partir rumo a Londres.

O filme é apenas o segundo longa dirigido pelo roteirista inglês Steven Knight. É dele o roteiro do excelente Senhores do Crime, com Viggo Mortensen como um capanga da máfia russa. Com exceção de alguns poucos minutos que mostram a entrada de Locke em seu BMW, o filme inteiro é ambientado dentro de seu carro. Ao botar os pés dentro do veículo ele inicia uma série de telefonemas com sua família e alguns colegas de trabalho que irão transformar em definitivo sua vida. Os segredos de Locke são revelados logo nos instantes iniciais do filme, mas quanto menos você souber sobre eles, melhor e mais aflitiva será sua experiência dentro do cinema. Muitas das resenhas publicadas sobre a produção até agora comparam o lançamento a Gravidade. Ambos são espetáculos de um homem só e propiciam alguns dos instantes mais angustiantes e claustrofóbicos da história do cinema.

E a Empire fez uma matéria bem legal com o diretor do filme, mostrando um making-of da produção. Clica aqui pra ver.

Locke

Avatar photo
Ramon Vitral

Meu nome é Ramon Vitral, sou jornalista e nasci em Juiz de Fora (MG). Edito o Vitralizado desde 2012 e sou autor do livro Vitralizado - HQs e o Mundo, publicado pela editora MMarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *