Under the Skin

Under1

Se tivesse de apostar hoje quais serão os lançamentos pelos quais 2014 será lembrado, um que estaria na minha lista é Under the Skin. O filme tá marcado pra sair no Brasil no dia 15 de maio, mas acabei de sair de uma sessão aqui em Londres. Quando penso nas cores mórbidas da fotografia e dos cenários do filme e no enredo maluco, diria que a referência mais óbvia são os trabalhos do David Lynch. No entanto, a produção de Jonathan Glazer não tem um pingo sequer do bom-humor excêntrico das obras do criador de Twin Peaks. O longa adapta o livro homônimo do escritor holandês Michel Faber e é macabro do início ao fim. Scarlett Johansson interpreta uma alienígena enviada à Terra para seduzir e sequestrar homens solitários. As vítimas da criatura são capturadas, drogadas e suas carnes viram alimento para extra-terrestres. O processo de captura das presas ocupa grande parte do roteiro: a protagonista viaja a noite por ruas e estradas da Escócia, puxa conversa com pessoas andando sozinhas e faz várias perguntas ao indivíduo. Caso ele faça seu perfil, ela seduz seu interlocutor, leva para sua casa e o entrega aos seus superiores.

As origens do personagem de Scarlett e de seus companheiros alienígenas não são reveladas. Enquanto ela dirige seu furgão e prepara suas armadilhas, outros viajantes espaciais cobrem os rastros e as ações de sua principal isca. Premiado por seus vídeo-clipes e comerciais, o inglês Jonathan Glazer está apenas em seu terceiro longa em Under the Skin. Os anteriores foram Sexy Beast e Reencarnação. Sua ficção científica foi indicada aos prêmios máximos do Festival de Veneza e do Festival de Cinema de Londres em 2013. Não levou. O filme não é nenhuma obra-prima, mas apresenta uma perspectiva extremamente original em seu gênero e talvez a melhor atuação da vida de Scarlett Johansson. Não espere uma grande reviravolta ou uma surpresa apoteótica no fim, mas o roteiro toma um rumo inesperado em seu terceiro ato. Pare de ler qualquer texto que entregue mais do que uma sinopse extremamente básica. No site, no instagram e no tumblr do longa têm uma série bem bonita de pôsteres e imagens do filme – todas ligadas ao enredo, mas sem qualquer spoiler.

Under2

Avatar photo
Ramon Vitral

Meu nome é Ramon Vitral, sou jornalista e nasci em Juiz de Fora (MG). Edito o Vitralizado desde 2012 e sou autor do livro Vitralizado - HQs e o Mundo, publicado pela editora MMarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *