A arte original do ataque do Coringa em A Piada Mortal

CoringaPiada

Uma das discussões mais legais do ano foi sobre a interpretação do Grant Morrison para o final da clássica A Piada Mortal, do Alan Moore. Lembra? Em resumo: ele diz que o Batman quebra o pescoço do Coringa no último quadro da revista. Já li alguns lendas dizendo até que o Moore deixou o final em aberto por conta da DC ter censurado a versão original que ele havia planejado. Daí que ontem um ex-funcionário da Gosh!, uma comicshop de Londres, postou no twitter a foto de uma arte original do quadrinho.

A autenticidade da ilustração foi confirmada pelo Brian Bolland, desenhista da hq, logo em seguida, em seu blog. A página é do ataque do Coringa que deixou Barbara Gordon/Batgirl paraplégica. A ilustração é muito mais violenta e explícita que a versão impressa, em que ficava apenas implícito um possível estupro da personagem. Segundo o Bolland, o desenho segue à risca as instruções de Moore no roteiro e alguém da DC pediu para ele dar uma suavizada no quadro central. Confere aí, as duas páginas, primeiro a original e depois a editada:

PiadaPrimeiro

PiadaFinal

Avatar photo
Ramon Vitral

Meu nome é Ramon Vitral, sou jornalista e nasci em Juiz de Fora (MG). Edito o Vitralizado desde 2012 e sou autor do livro Vitralizado - HQs e o Mundo, publicado pela editora MMarte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *