Tem rendido a campanha iniciada pelo Wagner Willian pedindo a inclusão da categoria Quadrinhos no Prêmio Jabuti. Até o momento (13/01, 16h) a carta aberta destinada à Câmara Brasileira do Livro (CBL) já conta com mais de 1700 assinaturas. Procurados pela imprensa, os representantes da instituição disseram que o caso vem sendo acompanhado e que a carta será à curadoria do prêmio.
Não vejo nenhuma justificativa para o pedido ser negado, imagino que não vá demorar para a CBL anunciar sua decisão e já começo a ficar curioso em relação a quem seriam os convidados a compor o júri da categoria. Enquanto aguardamos novidades, listo algumas matérias que já trataram do assunto – quase todas citando a minha contribuição na primeira versão do texto, também de autoria do Wagner Willian e do Érico Assis. Ó:
O Globo: Abaixo-assinado pede inclusão de histórias em quadrinhos no Jabuti;
Folha de São Paulo: Abaixo-assinado pede inclusão de quadrinhos no Prêmio Jabuti;
Publishnews: Quadrinistas se mobilizam para incluir a categoria ‘Histórias em Quadrinhos’ no Jabuti;
Folha de Pernambuco: Abaixo-assinado pede a inclusão de quadrinhos no Prêmio Jabuti
Página Cinco/UOL: Quadrinistas pedem que Prêmio Jabuti crie categoria para reconhecer HQs;
Catraca Livre: Quadrinistas querem incluir categoria para HQs no Prêmio Jabuti;
Correio do Estado: Abaixo-assinado pede a inclusão de quadrinhos no Prêmio Jabuti;
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO PRÊMIO JABUTI
Confira a entrevista do jornalista Rodrigo dMart com o tradutor e crítico Érico Assis e com o escritor e quadrinista Wagner Willian, um dos organizadores do movimento que reivindica a inclusão das histórias em quadrinhos como uma categoria do Prêmio Jabuti.
Entrevista veiculada no programa Café Cultura, na rádio FM Cultura – 107.7, em Porto Alegre (RS), dia 11 de janeiro de 2017.
https://www.mixcloud.com/Cultura1077/entrevista-quadrinhos-no-pr%C3%AAmio-jabuti-110117/