Enquanto OEsquema passava por umas mudanças e melhorias técnicas nos últimos dias, uma das coisas mais legais que vi na internet e acabei demorando pra postar foi a teoria do Grant Morrison sobre A Piada Mortal. Fica o aviso: caso você não tenha lido o clássico do Alan Moore publicado em 1988, pare por aqui, ok? O Morrison explicou sua teoria no podcast do Kevin Smith. Em linhas gerais, ela diz que o Batman quebra o pescoço do Coringa. Segundo o quadrinista escocês, o final da história consta no próprio nome da hq: Killing Joke. Demais né? Por aqui dá pra ler na íntegra o roteiro do Moore e, assim como na versão final da obra, fica em aberto o desenrolar do enredo. Aí que o pesquisador Julian Darius, autor de um livro que analisa o quadrinho do Moore, expôs sua versão do final. Ele também acredita que o Batman matou o Coringa, mas de outra forma. E aí, o que você acha? Seguem as duas teorias em vídeo, seguidas da página final e do roteiro do Moore referente a ela.
Cara, o Allan Moore é detalhista demais nos roteiros (acho que pra Piada mortal, HQ de umas 40 páginas, o tamanho do roteiro do Moore era de 120 páginas) e eu não acredito que um fato desses ia passar sem nenhuma menção do autor.
Veremos agora quem vai entrevistar o Allan Moore e vamos ver qual as declarações dele e de quem ele vai falar mal dessa vez.
A leitra do Julian pra mim faz TODO o sentido.