por Lielson Zeni e Ramon Vitral*
Às 11h de 2ª (18/1) o Vitralizado vai divulgar a lista completa do Prêmio Grampo 2016 de Grandes HQs. Ao longo dos últimos trinta dias, 20 pessoas envolvidas de alguma forma com quadrinhos foram convidadas a enviar um ranking com suas 10 obras preferidas lançadas no Brasil entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2015 e até então inéditas no país, incluindo quadrinhos nacionais e estrangeiros. Dentre os eleitores estão quadrinistas, editores, jornalistas, pesquisadores e empresários ligados ao mercado nacional de HQs. Até o momento, ainda no aguardo do fechamento dos últimos votos, já foram citadas 76 obras. Além das listas individuais de cada um dos eleitores, será revelado o ranking final, com as 15 HQs mais bem votadas, sendo as três primeiras as vencedoras dos Grampos de Ouro, Prata e Bronze.
Por vários motivos, sendo um deles a primeira vez que o Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte e a Comic Con Experience foram realizados em um mesmo ano, os 12 meses de 2015 foram um período de efervescência inédita nas história das HQs nacionais. Mesmo em um contexto de crise econômica crescente, autores e editores investiram pesado na produção e no lançamento de gibis dos mais diversos estilos, gêneros e formatos. Isso não poderia passar batido. O Grampo é um esforço para registrar um ano ímpar na história dos quadrinhos publicados no Brasil a partir da avaliação de alguns de seus personagens.
Reforçamos o convite: apareça por aqui na 2ª (18/1), às 11h.
Até.
PS: a arte do logo do prêmio é do Jairo! valeu outra vez, cara!
*
Lielson Zeni é editor, pesquisador e roteirista de quadrinhos
Ramon Vitral é jornalista e editor do Vitralizado.
Fiquei confusa se o Prêmio tá sendo noticiado aqui e, ou, é realizado pelo Vitralizado.// Adorei o nome!
ei Sara! o prêmio está sendo noticiado aqui e tb realizado pelo Vitralizado (no caso, eu Ramon) em parceria com o Lielson 🙂