Vingadores 2 está na capa da próxima edição da Enterteinment Weekly. A revista é dedicada a algumas das atrações da San Diego Comic Con, marcada para semana que vem, entre os dias 24 e 27 de julho. O Bleeding Cool adiantou um pouco do que consta na edição. Não considero spoilers, mas como tem gente que prefere chegar ao cinema sem qualquer informação sobre a trama, esteja avisado: constam algumas prováveis revelações sobre Vingadores 2 a partir daqui. Ok?
Com lançamento previsto para o dia 1 de maio do ano que vem, o filme de Joss Whedon começa com os Vingadores já em ação. Como vimos em Capitão América 2, a Shield deixou de existir, o grupo trabalha por conta própria e já trabalhou junto em outros aventuras desde a invasão alienígena comandada por Loki no primeiro filme. Por isso, os heróis estão cansado, principalmente Tony Stark. O Homem de Ferro então elabora uma criatura capaz de exercer o papel do grupo quando eles não estiverem disponíveis: Ultron.
O robô passa a acreditar que a melhor forma de proteger a Terra é eliminar os humanos e os Vingadores precisam enfrentar o vilão. Simples, sem muita firula, como estamos acostumados nessas adaptações de filmes de super-heróis. No entanto, uma informação em especial me chamou atenção dessa sinopse: Tony Stark está cansado.
O contrato de Robert Downey Jr. com a Marvel Studios termina em Vingadores 3. Acredito que os produtores da série já começaram a preparar o pano de fundo para a saída de Tony Stark por conta disso. Não acho que vão ter coragem de matar o mais carismático personagem da franquia – não, esse deve o destino de outro e já explico. Minha aposta: Tony Stark vai para o espaço.
A capa aqui de cima é do primeiro número da mais recente série dos Guardiões da Galáxia. Ela foi lançada em 2013. O filme dos Guardiões que estreia no final do próximo mês de julho já estava em produção, mas a equipe ainda estava no segundo escalão da Marvel quando a série foi relançada. Qual foi a estratégia para chamar público para o quadrinho? “Vamos incluir um dos nossos mais populares personagens na história, o Homem de Ferro”.
A participação da Tony Stark na revista não durou muitas edições e logo ele estava de volta à Terra. No cinema é difícil prever o futuro dos Guardiões da Galáxia sem sabermos a bilheteria da produção. São personagens desconhecidos mesmo do público leitor de gibis. No entanto, se fizer sucesso, é bastante provável que a equipe liderada pelos Senhor das Estrelas dê as caras em Vingadores 3. Esse episódio final da primeira trilogia do grupo de heróis terrestres deve ter Thanos como vilão e deve mostrar a despedida de Robert Downey Jr da Marvel Studios.
Recapitulando: em Vingadores 2, segundo o Bleeding Cool, Tony Stark já está cansado da vida de herói. Imagina como ele vai estar depois do pau comer contra Ultron. Aí ele encara o Thanos no terceiro Vingadores. “Cansei de salvar a Terra o tempo todo e dessa vida de celebridade”, pensa Stark. “Olha os Guardiões ali saindo da Terra…vou com eles!”. Tchau Robert Downey Jr!
Sobrariam três grandes Vingadores: Hulk, Thor e Capitão América. O contrato de Mark Ruffalo, interprete de Bruce Banner, prevê mais quatro filmes com a Marvel além de Vingadores 2. Ok, vamos para os outros dois protagonistas. Chris Hemsworth (Thor) e Chris Evans (Capitão) ainda terão mais três filmes após o segundo Vingadores – Thor 3, Capitão América 3, Vingadores 3.
Aposto num destino fatídico para Steve Rogers, o alter-ego do Capitão. Ele será morto em Vingadores 3. Bucky, o Soldado Invernal e antigo sidekick do herói deve herdar o escudo e o uniforme estrelados. O mesmo aconteceu nos quadrinhos, durante o período do roteirista Ed Brubaker com o personagem. Já imaginou como o terceiro Vingadores vai ser épico? Tony Stark vai pro espaço e, provavelmente, Steve Rogers morre salvando o dia. Lembrando que o contrato de Sebastan Stan, o ator que interpreta Bucky, com a Marvel prevê mais sete filmes após O Soldado Invernal…
Resta o Thor. O Thor já morreu nos quadrinhos, mas uma morte deve ser o bastante em Vingadores 3. A verdade é que não faço a mínima do que será feito do personagem, como será a despedida de Chris Hemsworth. No entanto, a notícia divulgada essa semana que o Thor dos quadrinhos será substituído por umA Thor é reveladora.
Desde 2008, após o sucesso do primeiro Homem de Ferro, a Marvel é cada vez mais um estúdio de cinema. Os lucros da editora não chegam perto das bilheterias do filmes e as revistas viraram espaço de teste para ideias possivelmente aproveitáveis nas versões cinematográficas dos personagens. Não revelaram muito sobre essa nova versão do Thor, só disseram que ela assume em breve a posse do Mjolnir.
A experiência na revista pode ser apenas um teste para o cinema. E vale lembrar que a DC/Warner em breve também vai apresentar sua versão em carne e osso para a Mulher-Maravilha. A repercussão do quadrinho protagonizado pelA Thor e um possível filme solo da Mulher-Maravilha podem muito bem determinar os rumos do Deus do Trovão no cinema.
Gosto muito de acreditar que a Marvel vai levar bastante tempo para reiniciar suas franquias. Ia ser bem legal termos Vingadores 4, 5, 6, 7…sempre seguindo a mesma cronologia iniciada em 2008, com o primeiro Homem de Ferro. Pra breve, em resumo, acho bastante provável umA Thor, Bucky Barnes como o Capitão América e Tony Stark rumo a outras galáxias.
Gostei das teorias (e dos fundamentos), mas acho que estão dando mais importância à Sra Thor que ela de fato terá nos quadrinhos (vide a versão feminina fracassada do Loki de alguns anos atrás, assim como o Loki adolescente e agora agente secreto…).
E, de fato a situação do Thor é a mais fácil de substituir por outro ator (está na inscrição do martelo “Aquele que empunhar este martelo, se digno for, possuirá o poder de Thor”).
No mais, acho difícil a Disney largar mão da galinha dos ovos de ouro que é o Downey Jr tão cedo…
E gostaria de ver mais informações sobre Mercúrio e Feiticeira Escarlate (nas fotos da EW pareceu meio cru demais pra julgar qualquer coisa).
Sim, Tiago. Concordo que é mais fácil mudar o Thor. Além do mais, não é a primeira vez que o Thor é substituído nos quadrinhos. Só acho que, de todos personagens dessa versão cinematográfica do Universo Marvel, ele é o único com nenhum possível reserva até agora. Não acha?
Também gostaria do Robert Downey Jr como Tony Stark pra sempre. Problema é ver até onde a Disney tá disposta a pagar pra continuar com ele, já que o contrato tá chegando ao fim. Se eles chegarem a um acerto, aí a história é outra.