Compartilho agora a primeira parte de uma troca de emails entre eu e o editor do livro, Márcio Paixão Jr. Nossos papos têm girado em torno da linha editorial do blog, da edição de Vitralizado – HQs e o Mundo e das expectativas de nós dois em torno do lançamento da obra. Começo a série com uma pergunta minha para o Márcio, saca só:
Ramon Vitral: Por que publicar Vitralizado – HQs e o Mundo?
Márcio Paixão Jr.: Porque eu sou fã do VITRALIZADO, ora bolas!
Sempre encontrei no blog a perspectiva que me interessa na abordagem das histórias em quadrinhos: uma linguagem complexa, sofisticada e que dialoga com o mundo e a vida. Essa abordagem é extremamente rara em veículos do gênero. De um modo geral, o que temos é aquela coisa constrangedora do consumo nerd, infantilizada e alienada. Gente que comemora bilheteria de filme de super-herói, esse tipo de presepada.
Os leitores de quadrinhos que julgo interessantes são aqueles que não estão isolados do mundo, que não consomem exclusivamente gibi, que são capazes de discutir arte, cultura e política. Pra mim, o VITRALIZADO sempre teve seu olhar voltado para esse leitor, oferecendo um conteúdo do mais alto nível.
Também gosto de veículos de crítica de quadrinhos – faço, inclusive, parte de um deles, o Raio Laser – Quadrinhos Além! –, mas o VITRALIZADO é mais um blog de jornalismo sobre quadrinhos do que de crítica propriamente dita. Isto é, ao invés (ou para além) de análises, o que encontramos ali é um diálogo profundo com os autores. É a reflexão deles às questões que você coloca.
Ouvir esses autores em primeira mão, de forma tão íntima, é algo que ainda me inspira, instiga e emociona. E vou te falar uma coisa, Ramon: que time é esse que você reuniu ao longo de uma década?!?! Poucos veículos do mundo produziram um catálogo de entrevistas e textos tão ricos e diversos. Editando o livro, vendo (ouvindo, na verdade) todos aqueles artistas, minhas pernas amolecem, bicho. Quem te deu autorização pra fazer isso comigo?
De modo que, segundo meu critério editorial de bambeamento de perna, não tive dúvida alguma em trazer o VITRALIZADO – HQs e o Mundo pra MMarte. (Fora que ambos comungamos a visão de que a Amazon é um câncer…)
O papo continua nos próximos dias!
Você compra Vitralizado – HQs e o Mundo, no site da editora MMarte, clicando aqui.