Vitralizado

HQ

Crisis Zone: chega ao fim a saga pandêmica de Simon Hanselmann

O quadrinista australiano Simon Hanselmann encerrou a série Crisis Zone, saga pandêmica protagonizada pelos personagens Megg, Mogg, Coruja e Lobisomem Jones e publicada ao longo de 2020 na conta do autor no Instagram. Iniciada no dia 13 de março, chegou ao fim ontem (22/12) e hoje (23/12) o autor anunciou o lançamento de um álbum compilando a série. A publicação chega às livrarias dos Estados Unidos, pela Fantagraphics, em agosto de 2021.

Hanselmann explicou no post em que anuncia a versão impressa de Crisis Zone como seu plano original era seguir com a série por cerca de um mês e depois imprimir um zine reunindo esse material. Ele acabou viciando no projeto e só conseguiu encerrá-lo agora. Reproduzo a seguir a capa da versão impressa de Crisis Zone:

A capa de Crisis Zone, coletânea que reúne a série publicada pelo quadrinista Simon Hanselmann no Instagram

Não gosto de ler quadrinhos no computador ou no celular. Tiras tudo bem, mas acabo perdendo o foco com séries. Crisis Zone foi exceção, fui um leitor assíduo. Me impressiona como Hanselmann manteve sua regularidade e retratou o espírito de uma época, registrando todas as tensões decorrentes da pandemia do novo coronavírus enquanto a coisa tá rolando. E fez isso com bom humor, óbvio.

Exalto o bom humor porque, como o próprio Hanselmann me disse, o foco do trabalho dele é diversão. Não há espaço para condescendência, preocupações sociais e reflexões maiores sobre dramas humanos – elementos que vejo muita gente associando às histórias da turma de Megg e Mogg. Enfim, fica aqui o registro do fim de Crisis Zone. Foi uma das minhas leituras preferidas de 2020 e torço para que a versão impressa também saia em português.

Aproveito a deixa para lembrar que o trabalho de Hanselmann foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2020. Mau Caminho foi publicado por aqui pela editora Veneta no último mês de agosto. Deixo aqui o link para a minha crítica sobre Mau Caminho para o jornal O Globo e a minha entrevista com Hanselmann publicada aqui no blog.

O post final da série Crisis Zone, do australiano Simon Hanselmann

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: