Vitralizado

HQ

Marcello Quintanilha e a criação de uma página de Luzes de Niterói

Já escrevi algumas vezes sobre Luzes de Niterói, HQ mais recente de Marcello Quintanilha, publicada em 2019 pela editora Veneta. Pouco antes do livro ser lançado, entrevistei o editor da obra, Rogério de Campos, sobre o significado do título em meio aos demais trabalhos de Quintanilha. Depois conversei com o autor sobre o quadrinho e transformei esse papo em matéria para a Folha de S. Paulo.

Mais recentemente apresentei na minha coluna no site do Instituto Itaú Cultural algumas reflexões sobre a representação do futebol em Luzes de Niterói. Enfim, não hesito ao listar a obra entre as HQs nacionais mais importantes já publicadas. Acredito que ela será vista como um clássico em um futuro próximo, sendo que ela já consta entre os meus quadrinhos preferidos.

Quintanilha compartilhou hoje (20/01) no Instagram um álbum mostrando o processo de produção da página 178 da HQ. Acho um post revelador e muito valioso para acabar se perdendo nas redes sociais, então pedi para o autor para publicar essas imagens por aqui. Reproduzo as páginas a seguir junto com informações enviadas pelo artista sobre cada etapa e as técnicas usadas por ele. Saca só:

Roteiro/esboço (grafite sobre papel) · 21×29,6cm
Desenho (lápis de cor e grafite sobre papel) · 21×29,6cm
Arte-final (grafite e guache sobre papel) · 21×29,6cm
Digitalização da arte-final · 16×22,4cm
Coloração digital · 16×22,4cm
Sobreposição de arquivos – preto + cor · 16×22,4cm

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: