[[A quadrinista Grazi Fonseca assina a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado. A obra foi impressa pelo ateliê de publicações em risografia Faísca Lab. Nos próximos dias publicarei um depoimento da autora sobre a produção desse trabalho. Você confere as edições prévias das artes de aniversário do Vitralizado ao final do post]]
Vitralizado: 10 anos!
O Vitralizado completa hoje, dia 3 de outubro de 2022, 10 anos de atividades. De alguma forma não me soa natural um blog alcançar a marca de 10 anos. Tenho a impressão de que comecei meus trabalhos por aqui quando essa coisa toda de blogs já tava mais para o fim. Hoje as pessoas têm um canal no YouTube, um perfil no Instagram, uma conta no TikTok. Um blog? Sem contar que poucos dos blogueiros que acompanhei em algum momento chegaram aos 10 anos.
Me soa ainda mais estranho um blog jornalístico sobre histórias em quadrinhos chegar ao seu décimo ano no ar. Tem a anacronia do blog, com a insistência no jornalismo e esse foco nichado nos quadrinhos – e nicho do nicho, porque não sou de falar de tudo do meio por aqui.
Talvez eu esteja apenas exaltando meus próprios feitos e me deixando levar pela data redonda, mas para mim tá bem claro que tudo meio que joga contra a existência do Vitralizado. Tudo menos a minha vontade em seguir trabalhando.
Como já disse em outros aniversários do blog, sigo na minha crença pela construção de uma perspectiva pessoal e na prática do jornalismo como prestação de serviço público. O blog é reflexo dessas convicções. Um trabalho voltado ao jornalismo e à insistência. Um projeto que, por enquanto, ainda não diz respeito a dinheiro, mas à convicção de estar chegando em alguém e gerando alguma troca sincera de ideias e conhecimentos.
E o livro do blog vai na mesma onda. Livro? Sim, livro. Com capa do Fabio Zimbres e participações especiais de Érico Assis, Maria Clara Carneiro, Rogério de Campos e Douglas Utescher. Mas sem mais spoilers. Fica atento por aqui que trago novidades logo mais.
O trabalho de Grazi Fonseca na arte de 10 anos do Vitralizado retrata uma criança solitária lendo em meio às comemorações do aniversário do blog. É uma celebração das origens do blog, da minha formação como leitor de tiras de jornal e da paz solitária de seguir meus trabalhos nos meus termos em meio à toda barulheira da internet. Tô aqui na minha, mas tenho a sua leitura e companhia em mente. Muito obrigado.
Volto a agradecer suas visitas ao longo desses dez anos e, mais uma vez, prometo a continuidade do blog, enquanto houver fôlego. Valeu!