Vitralizado

Cinema / HQ / Séries

Grazi Fonseca fala sobre a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado

A quadrinista Grazi Fonseca assina a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado. Não lembro ao certo qual foi a primeira HQ dela que li, mas recomendo todas. Ela é autora de obras independentes como Hay (2016), Mar (2016), Futon (2017), Tempo (2017), Passa/Tempo (2018) e Partir (2019) – originalmente publicada em 2018 como parte da Coleção Des.Gráfica. Também indico o trabalho dela na coletânea Cápsula (2019), obra da editora O Quiabo com autores nacionais homenageando o clássico Akira.

Fiz a encomenda do cartaz para Grazi Fonseca tendo em vista sua impressão pelo ateliê de publicações em risografia Faísca Lab. A obra foi impressa no formato A3, em duas cores (interessados em adquirir uma cópia podem entrar em contato comigo, com a Grazi Fonseca ou com o pessoal da Faísca Lab). As artes prévias de aniversário do blog, produzidas a partir do quinto ano, foram assinadas por Jairo Rodrigues, Shiko, Benson Chin, Giovanna Cianelli, Deborah Salles e Galvão Bertazzi.

Compartilho agora um pouco dos bastidores da produção do trabalho de Grazi Fonseca para a arte de aniversário do blog. 

Os primeiros estudos de Grazi Fonseca para a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado

Meus direcionamentos iniciais para o trabalho foram abrangentes: pedi uma continuidade à vibe mais introspectiva/reflexiva das artes dos últimos dois anos, de Deborah Salles e Galvão Bertazzi. Acho que é uma proposta em acordo com os rumos recentes do blog, com menos posts e conteúdos mais longos e exclusivos. Disse que gostava da ideia de alguém lendo e que a arte tivesse cara de cartaz de show – no caso, um show mais intimista. Ainda assim, estava aberto a discutir ideias. Minhas únicas exigências eram o nome do blog e “10 anos”.

Trocamos alguns emails, ela quis saber sobre a minha formação como leitor de HQs e falei sobre meu interesse por tiras de jornais, um hábito que acabou direcionando meus interesses tanto por quadrinhos quanto por jornalismo. Lembrei da minha leitura semanal da Folhinha e da minha ansiedade pela tira do dia seguinte da Laerte. Alguns dias depois, recebi a arte finalizada. Compartilho a seguir a uma reflexão da Grazi sobre esse trabalho:

O desenvolvimento do trabalho de Grazi Fonseca para a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado

Grazi Fonseca fala sobre a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado

“Para o conceito do cartaz busquei referências pessoais como os meus aniversários solitários da infância e as tuas primeiras leituras. Meus aniversários eram solitários porque nasci em janeiro, mês em que a escola está de férias e os colegas de aula estão na praia. Além disso não lia quadrinhos, não lia nada. Mas ao contrário de mim, tu lia e quando me falou que lia Laerte na Folhinha, lembrei da Lola e encontrei uma tira dela brincando de bola com outras Lolas. Tinha a Lola criança, a Lola adulta, a Lola velhinha e até a Lola fantasma. Esbarrar com essa tira, nesse processo, com certeza me fez olhar para a passagem do tempo de uma forma mais leve. Como aniversários devem ser.

Viva, Vitralizado!”

A tira da personagem Lola, da quadrinista Laerte, que inspirou o trabalho de Grazi Fonseca para a arte de aniversário de 10 anos do Vitralizado (Reprodução)

Deixe um comentário