Além das três grandes comicshops de Londres (Forbidden Planet, Orbital Comics e Gosh! Comics), há algumas galerias e lojas de quadrinhos menores espalhadas pela cidade. Aliás, algumas delas mais interessantes que as três mais famosas. Uma que considero imperdível é a galeria da Nobrow. Pra quem não sabe, a Nobrow é uma editora inglesa criada em 2008 com alguns formatos e conteúdos bem pouco usuais. Segundo o site deles, o número de impressões costuma ficar entre 1500 e 6000 exemplares para cada título. Além de produções inglesas, eles republicam edições estrangeiras e recentemente abriram a Nobrow France, para lançar algumas de suas produções em francês. Eles também possuem um selo chamado Nobrow Small Press, dedicado a obras com impressões limitadas a 100 exemplares, geralmente todas numeradas e autografadas.
A loja e galeria da Nobrow fica em uma das regiões mais legais de Londres, no número 62 da Great Eastern Street, próximo ao metrô Old Street Stration. Ali por perto é cheio de feiras e lojas de roupas e discos usados. O espaço da loja é bem pequeno, mas suficiente para reunir todo o catálogo da editora e vários títulos alternativos de outras marcas. Lá não é o lugar em que você vai encontrar a mais nova revista do Homem-Aranha ou do Batman. A foto aí de cima é a da estante presente logo na entrada da loja, dedicada a livros infantis, mas que qualquer adulto pode pirar pelo visual e conteúdo.
Há mais três estantes por lá. Duas delas com os quadrinhos e livros de outras editoras, uma seleção que facilita muito a vida de alguém que quer começar a ler quadrinhos fora do nicho de super-heróis. Há muitas publicações independentes e autorais, coisa bem fina. Lembram as várias edições brasileiras que estão sendo lançadas nos últimos anos, principalmente em eventos como a Feira Plana em São Paulo. Queria muito ter visto alguma coisa assinada por um brasileiro, mas não duvido que demora pra acontecer. [Post atualizado! O Lielson me deu uma dica bem legal. A Nobrow já publicou o trabalho de um brasileiro: Temporama, do Clayton.]
A última estante é para as publicações da Nobrow. Não tivesse a marca da editora impressa, é bem difícil dizer que foram lançados por uma mesma empresa. Talvez o padrão seja apenas a qualidade dos produtos. Dá pra ver na foto aqui de cima como os formatos deles variam pra caramba. Não sei se é uma coleção, mas eles possuem alguns títulos que são pôsteres gigantescos compondo um único painel, no estilo do The Great War do Joe Sacco. Pra mim o mais incrível é Bicycle, do artista Ugo Gattoni, que mostra uma imensa corrida de bicicleta pelas ruas de Londres. Se tiver de escolher uma compra só, nem pensa duas vezes, é essa.
Ah! Nos últimos dois anos, sempre em junho, a Nowbrow organizou o Elcaf: Festival de Quadrinhos e Arte do Leste de Londres. Estive no primeiro, em 2012, em um galpão bem apertado próximo à loja. A terceira edição está marcada pro dia 14 de junho e o convidado especial do evento vai ser ninguém menos que o grande Chris Ware. A página do evento já tá decorada com o estilo do pai do Jimmy Corrigan. Agora é esperar o pôster, que não deve ser naaaaada bonito né? Saca o vídeo de divulgação do festival do ano passado:
Ramon, a Nobrow publicou um brasileiro já: é Clayton que vive aí em Londres. olha só http://www.nobrow.net/3074
Que demais, Lielson, não sabia! Atualizei o texto com a informação. Valeu! : )