O resultado do Prêmio Grampo 2025 de Grandes HQs está definido. Os três primeiros colocados, assim como todas as obras listadas e os rankings dos 20 jurados da 10ª edição do Grampo serão anunciados no dia 12 de abril (sábado), 8h, nos blog Vitralizado e Balbúrdia. Vamos revelar agora os nomes dos jurados convidados a participar do prêmio em 2025.
O Grampo surgiu em 2016, inspirado na saudosa votação de melhores do ano do blog Gibizada, do jornalista Télio Navega, no jornal O Globo. Assim como ele fazia, eu e os editores do Balbúrdia, Lielson Zeni e Maria Clara Carneiro, convidamos várias pessoas envolvidas de diferentes formas na cena brasileira de quadrinhos a produzirem rankings com aqueles que elas consideram os 10 melhores títulos publicados no país no ano anterior. A ideia é que esse júri passe por mudanças pontuais a cada ano.
Em 2025 há cinco jurados que participam pela primeira vez da votação: Bianca Sakai (comunicadora e criadora de conteúdo), Lalo (quadrinista), Leonardo Rodrigues / LEODYGAGA (pesquisador de quadrinhos e história da arte, jornalista e membro do Afronerd), Luciana Falcon (coordenadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e curadora do Programa Brasil em Quadrinhos) e Nathalia Xavier Thomaz (pesquisadora, editora e roteirista).
Reforçamos o convite para a 10ª edição do Prêmio Grampo: no dia 12 de abril (sábado), você encontrará aqui e no Balbúrdia os rankings individuais de cada um dos jurados e a lista completa com todos os títulos votados. No dia seguinte, 13 de abril, domingo, rola uma live sobre o resultado do prêmio no canal da Ugra Press no YouTube. Enquanto isso, apresentamos os 20 jurados da 10ª edição do Prêmio Grampo:
– Audaci Junior [jornalista e colaborador do Universo HQ];
– Bianca Sakai [comunicadora e criadora de conteúdo];
– Daniela Cantuária Utescher [livreira, editora, curadora do Ugra Fest, entre outros eventos e sócia da Ugra Press];
– Daniela Capuzzi [jornalista e fundadora do Páginas Amarelas HQs];
– Douglas Utescher [livreiro, editor, curador do Ugra Fest, entre outros eventos e sócio da Ugra Press];
– Érico Assis [jornalista e tradutor, autor da virapágina];
– Jéssica Groke [quadrinista];
– Lalo [quadrinista];
– Leonardo Rodrigues / LEODYGAGA [pesquisador de quadrinhos e história da arte, jornalista e membro do Afronerd];
– Liber Paz [professor da UTFPR, quadrinista, youtuber, crítico, pesquisador e membro do Balbúrdia e do Kitinete HQ];
– Lielson Zeni [editor, pesquisador, crítico e roteirista, membro do Balbúrdia];
– Luciana Falcon [coordenadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba e curadora do Programa Brasil em Quadrinhos];
– Maria Clara Carneiro [professora da UFSM, tradutora, crítica e membro do Balbúrdia];
– Milena Azevedo [roteirista, crítica e curadora de eventos];
– Mitie Taketani [sócia da Itiban Comicshop, curadora da Bienal de Quadrinhos de Curitiba];
– Nathalia Xavier Thomaz [pesquisadora, editora e roteirista];
– Paulo Floro [jornalista e editor das revistas O Grito e Plaf];
– Thiago Carneiro [comunicador e editor-chefe do Afronerd];
– Ramon Vitral [jornalista, crítico e editor do Vitralizado];
– Thiago Carneiro [comunicador e editor-chefe do Afronerd];
– Weaver Lima [artista, curador e produtor cultural].