Fui um dos jurados da categoria Histórias em Quadrinhos do Prêmio Jabuti 2022 na companhia do jornalista e pesquisador Érico Assis e do professor e pesquisador Waldomiro Vergueiro. A cerimônia de anúncio dos vencedores da 64ª edição do Jabuti ocorreu na noite do dia 24 de novembro de 2022, no Theatro Municipal de São Paulo. A HQ vencedora foi Escuta, Formosa Márcia, obra de Marcello Quintanilha publicada pela editora Veneta.
A vitória de Escuta, Formosa Márcia foi a primeira de Quintanilha no prêmio Jabuti, o mais tradicional do mercado editorial brasileiro. Ele já havia ficado em terceiro lugar em 2017, com Hinário Nacional (Veneta), quando histórias em quadrinhos passaram a concorrer no prêmio e a premiação ainda reconhecia os três primeiros colocados de cada categoria. As outras quatro HQs finalistas em 2022 foram: A Menor Distância Entre Dois Pontos É Uma Fuga (independente), de Gabriel Nascimento e João Henrique Belo; Brega Story (Brasa Editora), de Gidalti Jr.; Manual do Minotauro (Quadrinhos na Cia.), de Laerte; e Risca Faca (Monstra), de André Kitagawa.
Além do Jabuti, Marcello Quintanilha também ganhou por Escuta, Formosa Márcia: o Fauve D’Or 2022 (prêmio máximo do Festival de Angoulême), o Prêmio Grampo de Ouro 2022, o troféu de melhor quadrinista no CCXP Awards 2022 e dois troféus HQMIX (Roteirista Nacional e Relevância Internacional) – ele ainda levou o HQMIX de Exposição, por Marcello Quintanilha – Chão de Estrelas, realizada no Festival de Amadora, em Portugal. Deixo a seguir os links para os meus três posts relacionados ao Prêmio Jabuti 2022:
*Escuta, Formosa Márcia, de Marcello Quintanilha, é a vencedora da categoria Histórias em Quadrinhos do Prêmio Jabuti 2022;
*Os 5 finalistas da categoria Histórias em Quadrinhos do Prêmio Jabuti 2022;
*Os 10 finalistas da categoria Histórias em Quadrinhos do Prêmio Jabuti 2022.